SharePoint

Governo da Bahia tem classificação de destaque no ranking que avaliou o índice de oferta de serviços digitais nos Estados e Distrito Federal.

​Foi realizada nos dias 10 e 11 de setembro a 5ª Reunião Geral do Grupo de Trabalho para Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV). O evento aconteceu remotamente e teve como pautas a evolução dos governos digitais, perspectivas da transformação digital no Brasil, governos mais inteligentese mais inclusivos, perspectivas e encaminhamentos da agenda de trabalho do GTD.GOV, além da divulgação dos resultados alcançados pelos estados e Distrito Federal no ranking que avaliou o índice de oferta de serviços digitais.

A Bahia está entre os Estados brasileiros com melhor classificação no Índice de Oferta de Serviços Digitais, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). No índice – elaborado a partir de uma pesquisa que avaliou o desempenho de governos estaduais e distrital – a Bahia foi considerada, ao lado do Rio Grande do Sul, como o Estado com maior capacidade para oferta digital de serviços públicos à população.  Além disso, o Estado ficou em quarto lugar no país,no ranking geral, que avaliou além da capacidadepara oferta digital de serviços públicos à população, a oferta de serviços digitais em termos de acesso a direitos e obtenção de documentos e a regulamentação  sobre modernização para a Oferta de serviços públicos.

A Prodeb marcou presença no evento com a participação de Kátia Argolo, Gerente de Soluções Estratégicas da Companhia, no painel “Apresentação dos Resultados do Índice de Oferta de Serviços Digitais”. “A posição da Bahia no ranking é o resultado de uma decisão acertada da Prodeb de investir no modelo de Governo como Plataforma lá em 2016.A definição de uma arquitetura robusta e interoperável, ancorada na construção de um relacionamento de valor agregado com o cidadão e numa governança de serviços com visão de transformação no negócio, criou uma importante fundação para o processo de transformação digital do governo da Bahia, permitindo a digitizacão de serviços públicos de forma eficaz, gerando economia e otimização do backoffice da Administração pública”, afirma Kátia Argolo. 

Segundo Samuel Araújo, Diretor Executivo da Prodeb, “Este resultado reflete o resultado do trabalho realizado pela Prodeb, em parceria com a Saeb e o GTD. O SAC Digital, plataforma que disponibiliza serviços públicos de maneira digital, vem trazer essa nova realidade de serviços públicos sempre à mão do cidadão, de forma prática e segura”.    
Índice  - Elaborado com apoio do Grupo de Transformação Digital dos Estados e Distrito Federal (GTD.GOV) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Índice de Oferta de Serviços Digitais visou mensurar se os dez principais serviços públicos demandados pelo cidadão  são ofertados pelos governos estaduais e distrital por meios digitais e se esta oferta considera as melhores práticas do governo digital e está em conformidade com a legislação pertinente (Lei Federal 13.460/2017, Lei Federal 13.726/2018e outras normativas).

Para a elaboração do ranking por capacidade para oferta digital de serviços públicos - no qual a Bahia ficou classificada em primeiro lugar - foram avaliados, entre outras coisas, as ferramentas de acesso aos serviços públicos (como portal eletrônico, agendamento digital  e avaliação de serviços) e os mecanismos de identificação do cidadão (a exemplo de login/identidade única e gestão de cadastro do cidadão), além de recursos de Ouvidoria e simplificação de serviços.

Fonte: Prodeb