SharePoint

Investimentos em Transformação Digital reduzem gastos estaduais e aprimoram os serviços públicos

​Investir na transformação digital pode ser um dos caminhos adotados pelos estados brasileiros para saírem da atual crise econômica e aprimorar os serviços públicos. De acordo com estudo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), para cada R$ 1 investido em TIC, os governos economizam, em média, R$ 9,79 no ano seguinte.

Para que esse benefício seja sentido pela população, gestores públicos estarão reunidos, em Brasília, entre os dias 20 a 22 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa, para a 3ª reunião do Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov).

"Já está comprovado que maiores investimentos em TIC estão associados a menores gastos governamentais. O objetivo desse grupo é elaborar políticas que beneficiem a população e gerem mais eficiência na geração de riqueza dos governos", afirma o presidente da Abep, Lutiano Silva.

De acordo com o presidente do CONSAD, Fabrício Marques Santos, a Transformação Digital é uma das prioridades do Conselho e o trabalho conjunto das unidades federativas é essencial para que os objetivos sejam alcançados.  "Pela primeira vez no Brasil, os estados se unem com o governo federal, academia e instituições do terceiro setor em torno dessa pauta", enfatizou.

Resultados do trabalho conjunto

A 3ª reunião do GTD fará um balanço dos avanços obtidos em 2019 e irá propor o planejamento dos trabalhos para 2020. Entre os presentes na abertura do dia 20, 9h, estarão diversas autoridades e especialistas do Governo Federal, Instituições de controle interno e externo, Bancos de Fomento e instituições acadêmicas.

De acordo com o coordenador do GTD, Thiago Ávila, o grupo conseguiu produzir resultados importantes em menos de seis meses. "Serão apresentados na reunião o diagnóstico de capacidades para a Transformação Digital dos governos estaduais de todo o Brasil. Além disso, apresentaremos a arquitetura genérica de referência para que todos os estados tenham plataformas digitais e integradas de serviços ao cidadão. Também apresentaremos os esforços conjuntos para acelerar a transformação digital de serviços estaduais", pontuou o coordenador.

Busca por parcerias

 

Além da reunião com os especialistas, o GTD promove uma importante agenda de parcerias junto a instituições relevantes para a Transformação Digital no Brasil. Na semana de realização da 3ª reunião nacional, diversas agendas satélites serão desenvolvidas com a Secretária Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Câmara dos Deputados, Sebrae Nacional, Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Movimento Brasil Competitivo (MBC).

 Lutiano Silva, Presidente da Abep, ressalta que "a Transformação Digital é uma prioridade do Brasil e por isto é fundamental que os estados busquem parcerias com diversas instituições que representam a sociedade brasileira".

 

Sobre o GTD

Criado em maio de 2019 pela ABEP-TIC e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), o GTD une representantes dos governos estaduais e distrital, do terceiro setor e de organismos internacionais com o intuito de acelerar e facilitar o desenvolvimento da Transformação Digital nos estados e no Distrito Federal por meio da troca de experiências e implementação de inovação em serviços prestados à população, por exemplo.

O GTD também procura identificar e viabilizar meios de financiamento para a implementação digital nos estados e promover uma participação mais efetiva dos governos estaduais na Rede.gov.br, que é um ambiente de colaboração, intercâmbio, engajamento, articulação e cocriação de propostas inovadoras relacionadas a temática de transformação digital no setor público, capitaneado pelo governo federal. 

Fonte: Cosad e Abep