Projetos de gestão e plano estratégico do Estado são debatidos no Conquali

O status de implantação de projetos do Governo e a elaboração do Plano Estratégico Integrado do Estado foram alguns dos assuntos debatidos na 13ª Reunião Ordinária do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), realizado ontem (11), na Secretaria da Administração do Estado (Saeb). O Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, liderado pela Saeb, criado para avaliar e aprimorar a qualidade da prestação do serviço público no Estado.

O secretário da Administração, Edelvino Góes, abriu a 13ª Reunião do Conquali dando posse aos conselheiros para o novo mandato. Assumiram como titulares: o ouvidor-geral do Estado, Carlos Geilson dos Santos Silva;  a representante da Casa Civil, Litza Guimarães Lopes; o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Flavio Machado Barbosa; o superintendente de Gestão e Inovação, Anderson Vasconcelos Prazeres. Já Carolina Carvalho Fraga de Alencar, representante da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), tomou posse como suplente.

O diretor de Soluções em Gestão, Milton Coelho, apresentou para os conselheiros o status de execução do Planejamento Estratégico Integrado do Estado, que visa promover um alinhamento entre os Planos Estratégicos Organizacionais das Secretarias de Estado e o Programa de Governo, o Plano Plurianual e o Plano de Desenvolvimento Integrado - Bahia 2035.

Anderson Vasconcelos Prazeres, superintendência da SGI, informou o patamar de implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Bahia) no estado. O sistema já está implantado em 70 órgãos estaduais, com um total 575 processos, sendo 270 sistêmicos (comum diversas unidades) e 305 processos finalísticos (relativos a atividade fim dos órgãos).

Na sequência, o superintendente do SAC, Flávio Barbosa, falou sobre as medidas do Serviço de Atendimento ao Cidadão para se adequar a Lei Geral de Proteção de Dados, legislação Federal que entra em vigor no ano de 2020. A Lei trata de critérios e padrões para a gestão de dados pessoais de cidadãos coletados pelo Estado, estabelecendo mecanismos de proteção e controle dessas informações.

Projeto Matrícula Online, que vai disponibilizar serviços de matrícula na rede estadual por intermédio do site SAC Digital, foi apresentado pelo coordenador da TI Secretaria da Administração, Anderson Barbosa. O projeto é uma cooperação técnica entre Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Saeb em parceria com a Rede SAC e a Prodeb. A ideia é oferecer serviços digitais na área da Educação como renovação de matrícula, matrícula de novos alunos, transferência da Rede Estadual de Ensino e de estudantes oriundos de outras escolas.

Também foi apresentada aos conselheiros, uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por solicitação Conselho de Qualidade do Serviço Público, sobre hábitos de consumo de mídia dos moradores de Salvador e Região Metropolitana. O levantamento ouviu 5.356 pessoas na capital baiana e em outros  municípios da RMS (Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Vera Cruz, Madre de Deus e São Francisco do Conde). Os dados foram levantados junto com o questionário da Pesquisa de Emprego e Desemprego, entre os meses de setembro a novembro de 2018.

Fonte: Ascom Saeb