Prodeb participa de grupo de trabalho para discutir transformação digital nos Estados

​No período de 28 a 30 de agosto, aconteceu em Brasília a segunda reunião do Grupo de Transformação Digital – GTD. Fruto de uma parceria entre Abep – TIC e Consad, o grupo tem o objetivo de olhar a transformação digital tanto sob a ótica dos negócios de governo, quanto à TI, priorizando a experiência dos usuários dos serviços públicos. O grupo compartilha seus projetos e ideias uma vez por semana, por videoconferência, e se encontram pessoalmente a cada trimestre para apresentação das entregas do ciclo.

"Essa segunda reunião do GTD consolida uma grande articulação dos governos estaduais. Temos aqui 16 representantes dos estados do Brasil, dentre eles do estado da Bahia, com participação destacada. Estamos aqui unidos, alinhando as nossas necessidades e nossas prioridades para acelerar a transformação digital nos governos estaduais, levando acima de tudo, serviços mais inteligentes e ágeis para o cidadão. Esperamos que todo esse benefício possa ser levado para o Governo da Bahia e para os baianos", afirmou Thiago Ávila, Superintendente de Produção da Informação na Secretaria de Planejamento de Alagoas (Seplag-AL) e Coordenador do GTD.Gov.

Durante o evento, houve a apresentação do PL 3443/2019, pelo Deputado Federal (ES) Felipe Rigoni. O projeto propõe a implantação do Governo Digital baseado em plataforma única, para que cada poder dos diversos entes federativos possam acelerar a virtualização dos serviços e compartilhar dados através de uma base nacional – iniciativa que já vem sendo implementada pelo governo da Bahia desde 2016 através do SAC Digital – plataforma única de serviços desenvolvida pela Prodeb em parceria com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Estiveram presentes, também, Luís Felipe Monteiro (Secretário de Governo Digital – Ministério da Economia), Diogo Costa (Presidente da Enap), Secretária Lenise Loureiro (Conselheira do Consad), Lutiano Silva (Presidente da Abep-TIC ), Antonino Guerra (Diretor de Operações do Serpro), Francisco Caldas (representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)) , Fabiano Colbano (representante do Banco Mundial) e Samuel Araújo (Abep TIC e Prodeb).

Foram três dias de muito trabalho com o objetivo de promover a aproximação e o alinhamento com o Governo Federal para o desenvolvimento da agenda subnacional de transformação digital no setor público. Através de oficinas e discussões para consolidar as atividades e acelerar o desenvolvimento dos produtos pactuados para a governança da transformação digital (divididos nos subgrupos de Governança para  a Transformação Digital, Arquitetura Corporativa e Serviços Digitais), o evento foi mais um passo rumo aos grandes avanços que chegam para a melhoria da gestão pública brasileira.

Participação da Prodeb

A Prodeb teve participação de destaque nas oficinas de trabalho. Kátia Argolo, Gerente de Soluções Estratégicas da Prodeb, fez a apresentação sobre arquitetura corporativa para a transformação digital, utilizando como referência a solução SAC Digital do Governo da Bahia. "Para nós da Bahia é uma oportunidade impar participar do Grupo de Trabalho Nacional para a Transformação Digital. Viemos aqui trazer nossa experiência em busca de um relacionamento de longo prazo com o cidadão a partir da construção de um modelo de atendimento genérico, robusto, interoperável e escalonável. É fundamental oferecermos um atendimento célere com às demandas do cidadão no mundo digital, declarou Kátia Argolo.

"A transformação digital é um caminho sem volta e os governos estaduais precisam estar preparados para mais esse desafio que é garantir serviços públicos ágeis e de qualidade para o cidadão. A experiência da Prodeb com o SAC Digital – que já é uma plataforma madura - só veio a colaborar e fortalecer a proposta desse grupo de trabalho.", afirmou Samuel Araújo, Presidente do Conselho de Associadas da Abep - TIC e Diretor Executivo da Prodeb.

Fonte: Prodeb