SharePoint

Prodeb fornece infraestrutura tecnológica para atender alunos da rede pública estadual durante a pandemia.

​Diante das dificuldades impostas pela pandemia do Coronavirus, principalmente na rotina de aulas para os alunos das escolas públicas, a Prodeb iniciou, nesta última semana, a implantação de rede lógica em mais de 200 unidades escolares estaduais localizadas na capital. Desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa fornecerá wi-fi de qualidade para as escolas da rede estadual na capital, além de prover a infraestrutura necessária para o funcionamento das “Salas de Aprendizagem” – espaço diferenciado para a realização de aulas e experimentação de novas práticas pedagógicas.

Também conhecida como Salas Multiuso, as Salas de Aprendizagem possuem suporte tecnológico diferenciado que proporcionam aos alunos e professores aulas mais dinâmicas e interativas a partir da utilização de equipamentos como Chromebook, kits multimídia, TVs, internet de alta velocidade, entre outros. Com o uso desses equipamentos, as escolas da rede ficam aptas a receber aportes tecnológicos capazes de qualificar a aprendizagem.

Estes espaços são um grande diferencial para a realização das atividades escolares neste momento que ainda exige o distanciamento social. Outro diferencial das salas é a possibilidade de funcionarem como espaços lúdicos, que podem proporcionar novas experiências e novas formas de aprendizagem voltadas para inclusão dos alunos especiais.

Este novo serviço será suportado pela Infovia Digital da Bahia (IDB) que dispõe de links de 50 Mbps configurados para atender ao projeto de governo para educação, permitindo a estas unidades escolares uma comunicação de dados de alta velocidade, com maior segurança e melhor relação custo benefício para o estado. 

Fonte: Prodeb