SharePoint

Técnicos tiram dúvidas sobre processos de ingresso no RH Bahia​


Técnicos que atuam nas Coordenações de Recursos Humanos dos órgãos estaduais tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e aprender mais sobre os processos de ingresso no RH Bahia na tarde desta segunda (13.05) no auditório da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). O grupo participou da edição piloto do Rodadas de Tira-teima, projeto criado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de reforçar a capacitação dos usuários no novo sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado, o RH Bahia.

“Nossa proposta é promover uma reflexão com foco nas regras de negócio, de modo a complementar o aprendizado já adquirido durante o treinamento, que foi mais direcionado para os procedimentos no software”, explica o gestor Antonio Carlos Lordelo, coordenador do Núcleo de Formação Continuada da Superintendência de Recursos Humanos do Estado.

Lordelo explica que a atividade – desenvolvida em parceria com a Diretoria de Valorização de Desenvolvimento de Pessoas - partiu de um levantamento dos erros mais corriqueiros apresentados pelos usuários no novo sistema. Com base neste conteúdo, foram propostas dinâmicas e exercícios que estimulam os usuários e colocar seus conhecimentos em prática e refletir sobre os procedimentos que executam no dia-a-dia.

A analista de Recursos Humanos Stella Marcia Britto, que atua na Casa Civil, Gabinete do Governador e Vice-governador, aprovou a iniciativa. “Para mim, reciclagem de aprendizado é sempre algo bom; além disso, a atividade está permitindo que eu aprofunde o conhecimento sobre os processos de ingresso, o que vai me permitir substituir uma colega quando for necessário”, conta Stella.

O cronograma das próximas edições das Rodadas de Tira-teima ainda está sendo planejado. A intenção é que cada evento seja direcionado para a análise de um tipo diferente de processo, de modo a atender as principais demandas das equipes que atuam nas Coordenações de Recursos Humanos do Estado.

Capitaneado pela Saeb e desenvolvido em parceria com a Prodeb, o RH Bahia é o maior projeto de implantação na América Latina do módulo de Recursos Humanos do SAP, software de gestão reconhecido mundialmente. Iniciativa pioneira na administração pública nacional e m operação em todo o Estado desde janeiro de 2019, o sistema - que é responsável pela automatização de mais de 90% dos processos de RH - visa aperfeiçoar a capacidade de gestão do Estado, com reflexos indiretos na melhoria na qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Fonte: Site Saeb