SEI Bahia ganha nova versão de aplicativo para celular

Servidores estaduais com cadastro no SEI Bahia passarão a contar com mais serviços da plataforma na palma da mão. A partir desta quinta-feira (9), a administração baiana terá acesso a mais nova versão do aplicativo SEI!, versão mobile do sistema. O sistema, cuja implantação na Bahia foi realizada em parceria com a Prodeb, permite, a partir da nova versão do aplicativo, novas funcionalidades, como a criação de processos eletrônicos e edição de documentos diretamente no celular.

De acordo com a SEGES, a atualização contempla correções de erros, melhorias de segurança, criação de processos, criação e edição de documentos, notificações para atribuição de processos, dentre outros. Os usuários também vão experimentar melhorias na gestão de blocos de assinatura e blocos internos, novos filtros de pesquisa e gerenciamento de marcadores, além de maior usabilidade na assinatura de documentos.

O aplicativo é compatível com os principais sistemas operacionais, estando disponível nas lojas da Google Play e Apple Store - só na Google Play, o app conta com mais de 50 mil downloads. Em caso de dúvidas quanto ao funcionamento do aplicativo, assim como relato de problemas ou dificuldades, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Processo Eletrônico Nacional (PEN) pelo telefone 0800 978 9005 ou pelo endereço eletrônico portaldeservicos.planejamento.gov.br.

Na administração estadual, de acordo com dados apurados em novembro passado, o SEI Bahia soma 40 mil usuários cadastrados, todos aptos a utilizarem o aplicativo. Para Márcio Souza, coordenador da plataforma no Estado, só há benefícios: “O aplicativo tem as principais funções que o sistema acessado via computador. Ele é adaptado para o tamanho das telas de smartphone tablet, que são menores e com touch screen. A principal finalidade é fornecer um acesso rápido aos processos e seus documentos, em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet, facilitando a utilização dos serviços de que mais se precisa no dia a dia”.

Com mais de um milhão de processos eletrônicos abertos no SEI Bahia, a administração estadual caminha em direção à transformação digital, contabilizando 12 milhões de documentos gerados pelo sistema informatizado. Graças à iniciativa, o Estado deixou de consumir mais de 150 milhões de folhas de papel, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 30 milhões e a preservação de 7,5 mil árvores. Cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4),, o SEI começou a ser implantado na Bahia em março de 2017. ​

Fonte: Saeb