Abertas inscrições para curso gratuito sobre acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Direcionado a servidores interessados em aprender a acessar e navegar no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o curso SEI! USAR está com inscrições abertas para a 8ª turma. O período de inscrições começou nesta segunda-feira (25) e vai até o dia 27 de outubro. Para participar do curso, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública basta acessar o site da Enap

O treinamento é gratuito e visa habilitar os usuários na execução de operações e organização de processos e documentos no novo sistema. A capacitação, que acontece de 31 de outubro a 20 de novembro, tem carga horária de 20 horas e será realizada pela Internet, onde o participante terá acesso ao conteúdo e fará as avaliações. Vale destacar que pode ser realizado a qualquer hora e em qualquer local que tenha computador ou dispositivo móvel com acesso à rede.

A capacitação foi desenvolvida através de um projeto de colaboração entre a Enap e a Universidade dos Correios, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Planejamento e Gestão (MDPG), Ministério da Justiça, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

​SEI Bahia - O objetivo principal do SEI Bahia, cujo lançamento aconteceu em dezembro de 2016, é extinguir a utilização do papel como suporte físico para processos administrativos. A implantação do SEI Bahia já está ocorrendo, inicialmente, na Secretaria da Administração (Saeb), e, gradativamente, em outras instituições ligadas ao Governo do Estado. O SEI traz mais agilidade, transparência e redução de custos para a máquina pública.

A Prodeb, faz parte do comitê executivo do projeto, e é responsável pela administração do sistema de informação que envolve instalação, manutenção e hospedagem da solução, como também pela integração que se fizer necessária com outros sistemas do estado. De acordo com Samuel Araújo, presidente da Prodeb, e Edelvino Goes, titular da Saeb, este é um projeto estratégico para o governo do Estado pois se alinha totalmente com o direcionamento dos serviços compartilhados trazendo ainda racionalização da aplicação de recursos financeiros e utilizando intensivamente a tecnologia da informação em benefício do aumento da eficiência dos processos administrativos e da eficácia no atendimento ao cidadão.

Vale ressaltar que o Poder Executivo da Bahia é o primeiro do país a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

Fonte: Ascom/Saeb; AEC/Jornalismo-Prodeb

Palavras-chave: enap, sei, prodeb, saeb