SharePoint

Equipe da Prodeb vence competição que simula ciberataque

A equipe integrada por técnicos da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB) e da Santa Casa de Misericórdia foi a grande vencedora da etapa Salvador do circuito Threat Defense Workshop - TDW, estágio Brasil. O evento, promovido pela empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na era da nuvem, aconteceu no último dia 24 de outubro no centro de convenções do Hotel Mercure, no Rio Vermelho, e teve a participação de especialistas em Segurança da Informação de vários órgãos do Governo do Estado e da iniciativa privada.

O workshop, dividido em duas fases, consistiu em um desafio entre as equipes, na modalidade "capture the flag". Na primeira fase, o objetivo foi explorar vulnerabilidades de sistemas computacionais simulando, através de um aplicativo, um ataque aos países das Américas do Norte e Latina. Na segunda fase, os países da Ásia foram o alvo, com as equipes atuando na defesa contra ataques de terceiros utilizando as ferramentas desenvolvidas pela Trend Micro. A equipe da Prodeb, terminou a primeira fase em segundo lugar, empatada com outras duas e, na segunda fase, assumiu a liderança da disputa e sagrou-se vencedora atuando na defesa contra ataques cibernéticos.

"Eventos desta natureza são importantes para atualizar os especialistas em relação às técnicas de ataque e defesa contra criminosos virtuais e códigos maliciosos, algo que vem desafiando de forma contínua e crescente as equipes responsáveis pela Segurança da Informação nas empresas e organizações" afirmou Alexandre Guedes, assessor de Planejamento de Infraestrutura e Segurança da PRODEB e membro da equipe vencedora ao lado de Maurício Matos e Rosenildo Santos, da Prodeb e Rubens Almeida e Rodrigo Drummond, da Santa Casa de Misericórdia.

O Threat Defese Whorkshop  é promovido pela Trend Micro em todo o mundo e, no Brasil, ocorre em várias capitais. Nesta edição, já esteve, em outras seis cidades além de Salvador (24/10) e Belém (07/11) e passará ainda por Curitiba e Fortaleza.   A iniciativa pretende demonstrar aos participantes – clientes e parceiros da Trend Micro – quais as técnicas e ferramentas usadas durante um ciberataque a um servidor com dados críticos. Todo o cenário é criado para se pensar como um hacker e, consequentemente, aprender como proteger-se.


Fonte: AEC/Jornalismo

Palavras-chave: prodeb, tecnologia