SharePoint

Prodeb e Detran visitam a Celepar para conhecer e compartilhar experiências em TI

Conhecer as soluções em tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas pela Celepar para a gestão das áreas de trânsito e administrativa do Estado do Paraná. Este foi o motivo que levou a Curitiba, nos últimos dias 15 e 16 (quarta e quinta-feira) o presidente da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Samuel Pereira Araújo; o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes e a superintendente da Secretaria da Administração, Cristine Câmera de Araújo além da assessora da Prodeb, Kátia Argolo de Castro.

Durante os dois dias, o grupo participou de reuniões de trabalho no Centro Integrado de Informações Estratégicas (CIIE) e no Gabinete de Gestão e Informações (GGI), no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. "Sou entusiasta da gestão que o presidente Jacson Leite imprime à frente da Celepar. Viemos aqui compartilhar informações, trocar conhecimentos, para saber o que é possível implantar em nosso Estado", disse Samuel Araújo, que também preside a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

O grupo teve acesso também a alguns cases de Business Intelligence (BI's) que a Celepar desenvolve para as secretarias e suas vinculadas, principalmente nas áreas de segurança, trânsito e controle de gestão. Leite informou que atualmente existem 606 BI's atendendo o complexo do Governo, "onde os dados, com base em mais de 900 sistemas corporativos, são transformados em informações e auxiliam os gestores públicos na tomada de decisões".

Detran
De acordo com o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, as reuniões com a Celepar tiveram o objetivo de prospectar cases de sucesso destinados a melhorar a prestação de serviços à população baiana. A Celepar, segundo ele, possui um trabalho de excelência e promove de forma pioneira no Brasil amplo processo de integração de dados, o que possibilita a elaboração de políticas públicas de segurança para o trânsito, resultando em maior eficácia e efetividade nas ações públicas. 

"Nesse sentido, conhecer as ferramentas de trabalho desenvolvidas pela Celepar que auxiliam o Detran-PR a promover significativas melhorias no atendimento dos condutores e proprietários de veículos, é importante para nós", disse. Lúcio Gomes citou ainda os estudos de Business Intelligence (BI's) da companhia, "como imprescindível ferramenta de gestão para as diversas políticas de Estado". 

​Cooperação Abep

Dentro da filosofia da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) de promover intercâmbio entre suas associadas e participar na formulação de política pública de TIC, Celepar e Prodeb mantém um termo de cooperação técnica com o propósito de desenvolver projetos de mútuo interesse voltados à conectividade, ao armazenamento e segurança de dados e imagens. O documento prevê ainda, entre outros pontos, a disseminação da tecnologia como meio de aprimoramento da prestação de serviços públicos e apoio à pesquisa voltada à aplicação de soluções de inteligência na gestão pública.

​Governador recebe grupo baiano

O governador paranaense, Beto Richa, compareceu a uma das reuniões de trabalho para cumprimentar e dar as boas vindas à equipe da Bahia que esteve na Celepar mesmo o compromisso não constando da sua agenda oficial. Como seu representante ficou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que destacou a importância da integração das informações "evitando o retrabalho". 

Fonte: COMAC/CELEPAR;

Palavras-chave: prodeb, detran, celepar, tecnologia