SharePoint

RH Bahia dá início a execução de plano para treinamento dos usuários

Projeto pioneiro de modernização da gestão de pessoas do Estado por meio do software SAP, o RH Bahia acaba de dar largada na execução do plano de treinamento dos usuários dos 53 órgãos, autarquias e fundações do Estado contemplados em sua segunda onda de implantação. A partir de agora, a equipe de Treinamento do projeto será reforçada por profissionais da Resource. Vencedora de um pregão eletrônico promovido em novembro do ano passado, a Resource irá, entre outras coisas, fornecer ao projeto soluções de tecnologia de informação que irão ajudar a aprimorar os processos de capacitação, incluindo uma ferramenta para geração automática de texto usada na elaboração de manuais de treinamento.

“O projeto tem à sua disposição hoje todas as soluções que a SAP recomenda para o desenvolvimento de projetos de treinamento”, elogiou Isabel Oliveira, diretora de Educação Brasil, da SAP. Já o gestor de negócio do RH Bahia, Wilson Freitas, ressaltou a importância da mobilização dos órgãos estaduais para dar suporte às ações de treinamento. “Mais do que nunca, este é um momento em que é necessário o engajamento das equipes, em especial da alta gestão”, afirmou Wilson.

O cronograma das turmas de treinamento ainda não está definido. A previsão do RH Bahia é capacitar 3 mil servidores por meio de ferramentas de educação a distância, sendo que 300 deles participarão também de uma etapa presencial. A proposta é que o grupo de treinandos selecionados seja formado por profissionais das áreas de Recursos Humanos dos órgãos estaduais com habilidade para atuar em suas unidades como multiplicadores do conhecimento adquirido.

A opção pela contratação da empresa especializada visa atender às especificidades da segunda etapa de implantação do projeto, que irá atingir mais de 240 mil servidores dos 417 municípios baianos. “Temos um grande desafio a superar, tanto em função da capilaridade dos órgãos envolvidos quanto pelo número de profissionais a serem capacitados”, explica o líder de treinamento José Roberto da Silva Reis (Prodeb), Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o projeto RH Bahia deverá automatizar mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado.

Fonte: Ascom Saeb