SharePoint

Solução de BI da PRODEB auxilia TCM na análise de dados.

​O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já está utilizando, desde meados de agosto último, uma nova solução de análise de dados. Desenvolvido por técnicos do Núcleo de Inteligência de Dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB),  o BI do TCM vai facilitar o acesso aos dados do Tribunal na própria intranet do órgão que instituiu nela o modelo de serviços da Prodeb, o BI Services.

Um dos maiores benefícios na adoção desse modelo é a atuação de forma flexível, promovendo um estreitamento na relação entre equipe e cliente, facilitando a interação e comunicação, fortalecendo parcerias, promovendo entregas em tempo hábil, ampliando resultados e contribuindo para as melhorias contínuas dentro da solução.

Além disso, a solução promove a integração das bases que antes eram espaçadas, maior rapidez na auditoria dos dados e ajuda a eliminar entre 30 a 40 por cento de custos com a redução dos processos. Com essa solução, o TCM ganha mais agilidade em seu trabalho de análise e monitoramento das contas públicas.

De acordo com o analista de sistemas do TCM, Fábio Barreiros, a implantação do BI no Tribunal tem sido muito rica em vários sentidos, "tanto na percepção de melhoria da nossa estrutura de dados quanto na experiência do usuário" afirmando que a partir da implantação da solução foi possível identificar diversas oportunidades na melhoria da qualidade e gestão do modelo de dados do SIGA, principal sistema e fonte de informação do TCM/BA. De acordo com o analista, outra grande vantagem é o aumento significativo da velocidade de acesso aos dados, sendo possível levantar informações estratégicas e realizar auditorias muito mais performáticas, auxiliando o trabalho do controle externo. 

Fábio Barreiros diz que o Portal de BI foi disponibilizado na rede interna do TCM/BA contendo diversas consultas customizadas para auxiliar o trabalho dos gabinetes, inspetorias e diretorias. "Nosso esforço atual é adquirir acesso às bases externas, como por exemplo, a Receita Federal, JUCEB, Detran, entre outras através de convênios e parcerias, para que seja possível construir consultas mais complexas, realizando o cruzamento de dados dessas diversas bases e acelerando o processo investigatório" conclui o analista.

Núcleo de Inteligência de Dados

Focada em construir uma relação mais próxima e mais produtiva junto a seus clientes consolidando um modelo de negócios totalmente novo, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia criou o Núcleo de Inteligência de Dados (NID), um grupo de profissionais especializados e direcionados para a prospecção de novas tecnologias, ferramentas e processos para apoio à tomada de decisões e que tem como missão desenvolver soluções de BI, Big Data e Analytics.

Esse grupo é focado no aumento da capacidade analítica de modo a potencializar a velocidade e a precisão nas tomadas de decisões estratégicas, atendendo demandas de forma otimizada encaminhando proativamente soluções para antecipar situações críticas envolvendo projetos e clientes além de prover uma arquitetura orientada a dados. O NID traz também benefícios como resiliência para o desenvolvimento de soluções para o Estado; eliminação de gaps; entrega da informação em tempo hábil; ininterrupção do processo de análise de dados e incremento de demanda com ciclos contínuos de evolução e melhoria.

Fonte: AEC/Jornalismo

Palavras-chave: prodeb, bi, tcm