Prodeb participa do “Conversas Digitais” e destaca o SAC Digital como ferramenta de transformação digital

Ontem (19) aconteceu mais uma edição do “Conversas Digitais”. Um bate papo virtual para trocar experiências e discutir as tendências, cenário pós-pandemia, avanços e os principais desafios relacionados à TI na gestão pública, promovido pela Procergs em parceria com a Abep-TIC. Esta última edição teve como tema “O avanço dos serviços digitais na gestão pública brasileira” e contou com a participação de José Rebouças, diretor executivo da Prodeb, Leandro Moura (Celepar) e José Leal (Procergs), e de Tasso Lugon (diretor presidente da Prodest e presidente executivo da Abep-TIC) como mediador.

Alguns temas foram destacados pelos participantes da live, como o desafio de reter mão os talentos nas empresas públicas de TI diante das transformações impostas pela pandemia no mercado de tecnologia, a necessidade de usar a experiência dos próprios cidadãos para auxiliar na concepção de políticas públicas voltadas para a ampliação de ofertas de serviços digitais e a evolução das ferramentas de TI orientadas para a promoção de serviços públicos digitais de qualidade. Entre outras soluções de TI desenvolvidas pela Prodeb, como Preço da Hora Bahia e Business Intelligence, Rebouças destacou o SAC Digital – plataforma desenvolvida pela Prodeb em parceria com a Secretaria da Administração, que concentra os serviços públicos digitais da Bahia.

Também foram abordados os resultados do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, apresentados no II Workshop Abep-TIC, realizado no último dia 12. O ranking avaliou a capacidade e a oferta de serviços públicos digitais além da regulamentação sobre a modernização para oferta desses serviços nos estados e no Distrito Federal. A Prodeb alcançou o terceiro lugar em 2020 e o segundo lugar em 2021 no Índice Abep-TIC e reflete a evolução da Bahia no cenário de TIC do setor público.

“Este índice revela a evolução e a maturidade digital do nosso Estado e consolida o sucesso da política de transformação digital que estamos implementando na Bahia. Através de soluções inovadoras, estamos melhorando processos e garantindo a oferta de serviços públicos digitais cada vez mais seguros e de qualidade para a população”, afirma José Rebouças.

Fonte: Prodeb